As consultas são como se fossem um bate papo sobre sua alimentação, seus hábitos de vida, sono, exercícios, intestino, hidratação, entre outras coisas. A duração é em torno de 1 hora e além do questionário , faço a avaliação física através de medidas com fita métrica, pinça e balança. Durante a consulta também conversamos sobre o Índice Glicêmico dos Alimentos , que vai te ensinar a escolher quais alimentos são melhores para serem consumidos durante o dia e durante a noite e quais combinações entre CARBOIDRATOS, PROTEÍNAS, GORDURAS e FIBRAS devemos fazer para trazer um equilíbrio maior na produção da INSULINA produzida pelo nosso PÂNCREAS.
Depois dessa conversa, traçamos o melhor caminho a seguir de acordo com a tolerância e as experiências com as dietas que cada pessoa já tentou fazer na vida. Low Carb, Cetogênica, Jejum Intermitente, Mediterrânea entre outras dietas são apenas estratégias que auxiliam cada um a chegar no seu objetivo, seja ele perda de peso, melhora da qualidade de vida, aumento de massa magra, etc... o mais importante é que cada um aprenda o que comer, em qual horário comer, e entender que comer é um ato de amor e autocuidado com nosso corpo e nossa saúde. Que tudo aquilo que comemos vai impactar positiva ou negativamente a nossa saúde física, mental e emocional .
A minha relação com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) veio por um problema de saúde que eu tive de ovário policístico e que na época, o principal tratamento era tomar pílula anticoncepcional. Não aceitei que meu destino fosse tomar somente medicamento, e busquei na ACUPUNTURA uma forma mais natural de tratamento. E com algumas sessões e a inclusão de exercícios e uma alimentação baseada em alimentos de BAIXO e MÉDIO ÍNDICE GLICÊMICO , consegui uma grande melhora e regressão dos cistos. E desde então, sou fã de vários tratamentos da MTC como mocha, acupuntura, auriculoterapia, etc... Uns anos depois, conheci um senhor chinês que tratava seus pacientes com ervas e chás da MTC e me encantei. Ele observava a língua e o pulso para saber como andava nosso YIN/YANG e dizia que o equilíbrio entre essas duas energias era essencial para que tivéssemos saúde.
Foi então que fui apresentada para a suplementação com farmacoterápicos da MTC e fiquei impressionada com os resultados que ela proporcionava para o corpo, mente e saúde e me inscrevi na pós graduação em Dietoterapia e Farmacoterapia em Medicina Tradicional Chinesa. Dessa forma, consigo oferecer aos pacientes outra forma de tratamento , com um olhar mais holístico, porque o emocional está ligado à várias formas de adoecimento e enfraquecimento da saúde.
As consultas são muito parecidas e levam em torno de 1 hora, e o questionário aborda sobre sono, fala, audição, olfato, emoções, sabores, intestino, sede, dores de cabeça, entre outras questões. O tratamento é elaborado com base na deficiência/excesso de YIN/YANG , através de orientações sobre os melhores alimentos que vão auxiliar nesse equilíbrio e de sugestão de farmacoterápicos (a depender de cada caso). Além disso, peço para cada paciente tirar fotos da língua para avaliação da saburra e melhor entendimento dessas deficiências ou excessos.